sexta-feira, maio 28, 2010

Dia 1, travessia Nova Zelandia a Fiji

Saímos as 10h da manha, com ventos fracos e mar relativamente calmo.
Vento apertou mais para o final da tarde e agora, as 8:30 da noite, estamos com ventos de 20 nós, vindo a 145 graus da popa (SW). Estamos no rumo 350, um pouco mais a leste da rota traçada, direto para Lautoka, Fiji, procurando ficar um pouco mais para o leste e assim pegar os ventos alísios quando chegarmos na latitude 26.
Depois de quase seis meses sem navegar, estamos meio fora de forma. Além disso, não estamos acostumados ainda com as mudanças que fizemos no barco. Uma delas, a troca do cabo do enrolador da genoa, já deu um susto na gente hoje. Já á noite e com mar alto, eu estava na proa pondo o pau de spinaker na genoa, e a Lilian me ajudando com o enrolador de dentro do cockpit. Nesse setup, enrolamos a genoa, eu ponho o pau, e ela desenrola de novo. Quando ela estava fazendo isso, tentou segurar o cabo com a mão, e o vento abriu a vela rápido, puxando a mão dela para o mordedor e travando a mão dela. Ela começou a gritar, mas virada para trás, então eu ouvia lá da frente e parecia que ela estava do lado de fora do barco. Eu estava com o colete e engatado no mastro, desengatei e corri para trás, pulando cabos e tudo o mais pelo caminho, achando que ia ter que puxar ela de volta para cima do barco, mas chegando no cockpit, à vi sentada do lado do mordedor do enrolador da genoa, com a mão presa pelo cabo. Com a mão mesmo, puxei o cabo de volta e tirei a mão dela do enrosco. Depois que vi que a mão estava bem, mostrei para ela o que ela tinha feito de errado, tentar segurar o cabo enrolado na mão, ao invés de enrolar em uma catraca. No primeiro dia, apanhamos muito pois a Lilian não lembra o nome dos cabos, e com 24 cabos no cockpit, fica difícil eu falar o nome, e nem sempre o nome correto, e ela usar o cabo certo.
Já é de manha, e passamos a noite em mar muito grosso e alto. Estou com mestra risada no dois, e com a jib nova, sem genoa. Andamos entre 6,5 e 9,0m nós, cansados, mas todos bem a bordo.
Vou tentar postar junto com uma foto, e deve ter minha posição no final do texto. A foto é de ontem a noite, com a lua por trás.