quarta-feira, maio 26, 2010

Preparando para partir...

Nos preparativos para a nossa saída nos próximos dias, instalei umas proteções contra respingos de ondas no guarda-mancebo na area do cockpit, nos dois bordos do barco. Existe o perigo de uma onda mais forte arrancar essas proteções, mas enquanto isso não acontecer, vamos ficar melhor protegidos da água e do vento.

Barco pronto, com pequenas finalizações para amanha, quando faremos emigração e aduana ao meio dia. Depois de dada a saída, vamos encher os tanques e mais todo reservatório de diesel que temos a bordo, para garantir que teremos diesel suficiente para cruzar áreas de mal tempo e de calmaria, que com certeza encontraremos pelo caminho. A janela de tempo não é a melhor, mas queremos sair logo e continuar com nossa viagem, além de voltar para o sol, calor, água azul, mergulhos, explorações e tudo o mais que apreciamos fazer nessa viagem. Nosso plano é de ficar em Fiji durante Junho, depois Vanuatu em Julho, Australia até Bali em Agosto/Setembro, cruzar o Indico em Outubro, chegar na Africa em Novembro, cruzar o Cabo Da Boa Esperança em Janeiro, e cruzar para o Brasil em Março, assim completando nossa circunavegação.

O barco esta muito melhor do que antes, sem vazamentos visíveis, mais seguro e mais confortável. No final, fizemos tudo que queríamos fazer. O custo foi alto, chegando perto dos R$30.000 reais, o que nos confirma o conforto de se fazer um projeto desses trabalhando a bordo, pois tenho melhor disponibilidade de fundos para proporcionar esses altos investimentos em equipamentos do barco. Não que não conseguiríamos circunavegar sem esses investimentos, mas se podemos, por que não.

O novo teclado remoto, que permite controlarmos os equipamentos de navegação de dentro da cabine, foi um sucesso. Se soubesse, já teria instalado no barco desde novo. Um adicional bem vindo foi o alarme que toca nele também, além de tocar no E80 no cock-pit, e assim, temos certeza de que vamos ouvir todos os alarmes eletrônicos dos equipamentos de navegação. Esses alarmes são importantes, pois anunciam objetos identificados pelo radar, como barcos, baleias, nuvens e chuva, assim como navios e outras embarcações que entram em rota de colisão com nosso barco, identificados pelo AIS, também profundidades rasas ou inesperadas ou perda do sinal de GPS, enfim, tudo que podemos identificar eletronicamente como um problema para a nossa segurança e navegação.

A partir da nossa saída, estaremos postando no blog pelo SailMail via SSB, portanto sem fotos, que postaremos quando chegarmos ao próximo porto com internet. Meu irmão Sergio, que me ajuda na manutenção do blog, postará fotos do Google com a posição do Matajusi em relação à nossa rota e destino.