segunda-feira, maio 31, 2010

Dia 3, travessia Nova Zelandia a Fiji

Continuamos com uma media de 150 milhas por dia. Como ontem, o dia hoje esta ensolarado, mar relativamente calmo, calor aumentando, com vento Leste de quinze nós. Continuo ajudando no motor, para irmos o mais Norte possível antes do tempo ruim que chega amanha a tarde, assim tenho espaço para navegar para leste ou oeste enquanto o vento estiver na cara.
Lembrei de alguns acontecimentos que marcaram essa parte da viagem. Na saída da Baia das Ilhas, na Nova Zelândia, fomos acompanhados um bom tempo por golfinhos parecidos com as Orcas, preto em cima e branco em baixo. Nunca os havia visto ao vivo, somente em filmes. Outro acontecimento marcante foram os arco-íris, os mais intensos que já vi, e que duraram mais tempo. Acho que ficaram mais de uma hora por lá.
Tenho aproveitado o tempo livre para estudar mais o SailMail e o RayTech Navigator, e uma coisa que consegui fazer foi pedir o grib de tempo pelo SailMail e vê-lo junto com minha rota e cartas locais, pelo RayTech. Não preciso mais fazer as continhas e conversões de horas UTC para hora local, os sistemas resolvem tudo isso e mostram o tempo na tela da rota.
Faltam umas seiscentas milhas para Lautoka, a área de Fiji que estamos indo. Devemos chegar na sexta-feira, de madruga, esperando a hora certa para entrar no passe que leva para dentro dos recifes.
Estamos bem abastecidos e a comida a bordo esta ótima. Hoje vai ter bife de carneiro para mim, e ovos para a Lilian (não come carne). Temos tido muita salada e frutas frescas, enquanto duram. Para os lanches, em geral, uma maçã, muito boa para travessias.
Vamos passar perto do Minerva Reef, e fico tentado a ir para la mergulhar, mas já estamos atrasados na nossa rota, então vamos manter os planos.
Hoje estamos com mar de boreste (direita) e sem nenhum vazamento no painel elétrico! Sem vazamentos também pela plataforma, ou escapamento! Bato três vezes na madeira!
Ontem fiz água e completei os tanques com água dessalinizada. Bom para testar o dessalinisador alem de manter os tanques sempre com água.
Rotina do dia, levantamos, ajusto velas, tomamos café da manha, trabalho, participo das nets de SSB onde trocamos posições com outros barcos, pego tempo pelo SailMail, estudo rota com tempo novo, ficamos um pouco la fora, trabalho mais um pouco, ajusto velas, Lilian prepara almoço, comemos, ajusto velas, revejo rota e tempo, e assim vai ate anoitecer. Depois, preparo o barco para a noite, reduzindo velas se necessário, jantamos algo light, em geral chá com bolachas, tomo remédios e vamos dormir. Lilian acorda a cada hora e verifica situação do barco, vento, velas, luzes, instrumentos. Se ela desconfia de algo, me acorda e eu vou verificar. Quase toda noite tem algo para eu mexer. Muitas vezes, acordo, levanto e vou fazer a ronda, depois volto a dormir. E assim vamos matando tempo a espera da chegada ao novo porto.