terça-feira, abril 27, 2010

Achamos o vazamento para dentro do painel eletrico!

Como podemos notar pelas marcas de ferrugem, esses parafusos seguram a ferragem do brandal de boreste no deck, e estavam completamente soltos. Notem que o de trás, tem até uma marca de ferrugem indo para o lado direito, exatamente onde fica o painel eletrico. Quando adernavamos a bombordo, com o vento entrando pelo boreste, forçava mais o mastro, esticando mais o suporte do brandal no deck, e isso fazia abrir mais o buraco, por onde vazava para dentro do painel eletrico.
Hoje, aproveitamos que o tempo esta muito ruim, e trabalhamos dentro do barco. Tirei todas as baterias, e removi a caixa das baterias e os assoalhos da caixa, para poder acessar os parafusos que prendem a quilha ao barco. Todos menos um, estavam soltos. Alguns podiam ser mexidos com a mão. Talvez pelo uso do barco, talvez pela má qualidade do trabalho de alguns no estaleiro que construiu o barco. Notamos também um numero enorme de furos no piso e no suporte da caixa de baterias ao piso do barco, mais uma indicação da má qualidade do trabalho de alguns. Hum...

Estamos revisando as velas, e foi bom ter feito isso, pois encontramos a fita que cobre a valuma da mestra completamente podre, dissolvendo na mão. O material usado foi claramente abaixo da especificação do meu pedido. Vamos aproveitar e cortar a saia, pois esta muito longa e acaba ficando presa à retranca o tempo todo, sem qualquer serventia alem de acumular humidade. Na genoa, adicionamos uma costura em zigue-zague à cobertura de proteção ao sol, para evitar que os materials se separem quando a vela é enrolada com vento forte.

Vamos modificar a trinqueta, para retirar os garrunchos e adicionar um macarrão para ser usado em conjunto com o novo enrolador da Nautos que estamos instalando.

O importante é que nossa lista esta diminuindo e logo devemos seguir viagem de novo.