quinta-feira, fevereiro 23, 2012

23/02/2012 Nossa vidinha em Galle

Enquanto continuamos negociando nossa passagem por Maldivas e Chagos, vamos explorando mais dessa área de Sri Lanka. Depois de uma guerra de trinta anos com os Tigres do Norte, que foram completamente exterminados com a ajuda de mercenários e outras milícias estrangeiras, o país esta passando por uma revolução de mudanças, agora que a liberdade e segurança são mais garantidas, mas ainda falta muito para ficar confortável para atrair mais veleiros para cá. O único lugar que se pode ficar com o barco é dentro do porto! Com tanta baia confortável e bonita por perto, temos que ficar só dentro do porto, junto com navios, barcos pesqueiros e barcos de transporte de mercenários que fazem a segurança dos navios que vão passar pela área dos piratas. Nunca havia visto mercenários na vida real, somente em filmes, mas são iguaiszinhos! Homens grandes, com olhar frio, e soube que, fortemente armados com armas de grande poder de fogo. Segurança de navios passou a ser um grande negócio por aqui e tem mercenário por todo lado, na maioria ex-soldados russos. Com isso, os piratas estão tendo cada vez mais dificuldade em tomar navios, e tem procurado outras vitimas, inclusive pescadores. Tem seis pescadores de Galle em custodia dos piratas da Somalia, e eles exigem oito milhões de dólares para libertar os pescadores. Os barcos capturados pelos piratas são agora usados como barco-mâe, uma barco que reboca quatro lanchas e tem muito mais autonomia, então a área de pirataria aumentou para Norte da latitude 10S e Oeste da longitude 78E, e isso põem parte da nossa rota dentro dessa área! As opções não são muitas, podemos voltar para a Indonésia e descer mais pelo sul do Indico, mas nada garante que nesse tempo os piratas não vão estar ali também. Nem pensar em ir pelo Mar Vermelho! Podemos parar por aqui, ou podemos seguir para o Sul, o mais longe possível da área dos piratas, e é isso que estamos pensando fazer agora. Por outro lado, os países vizinhos e próximos da Somalia estão todos tendo problemas com receita do turismo, que caiu de forma significativa, então já existem outras forças que estão indo contra os piratas, e segundo o que se diz por aqui, dezoito piratas já foram capturados e estão presos em Seichelles, aguardando a reforma da lei de pirataria mundial, pois os piratas presos por matarem tripulação indefesa de veleiros da França e dos EEUU, estão com grandes advogados procurando buracos nas leis antiquadas sobre pirataria e ainda não foram para a “prancha”, o único destino aceitável para esses bandidos. Outro positivo é que as diferentes facções na Somalia começaram a brigar entre si, pois esta cada vez mais difícil seqüestrar outras embarcações, e isso tem enfraquecido essas facções. Em cima dessa complicação, estamos já com um agente nas Maldivas, e preparando a rota e aterragens durante nossa estada por lá, mas algumas noticias das Maldivas também são preocupantes. Teve uma pequena revolução, com a saída do presidente eleito, com alguma violência pelas ruas. Soubemos de um veleiro que foi atacado por locais, por ter questionado a conta exorbitante do restaurante local. Com tudo documentado por fotos, até hoje os culpados não foram nem questionados. Soubemos também de veleiros que tiveram que sair de ancoragens seguras durante a noite, expulsos pelos locais, em geral, resorts e hotéis. E para complicar ainda mais, tenho acompanhado o tempo da área toda desse final do Indico, e sempre tem um furacão nascendo abaixo de Chagos e correndo para Madagascar. A estação agora e até o final de Abril é de furacões nessa área, e espero que os furacões respeitem a regra de parar antes do começo de Maio, pois podemos ir até Chagos, mas só podemos passar de Chagos sem furacões! Enquanto pensamos e nos preparamos para os próximos passos, vamos curtindo Sri Lanka. Temos passeado bastante por aqui. Conhecemos um local que cria cobras, das mais venenosas do mundo! Fomos visitá-lo e pudemos ver najas, cobras, constritoras, aranhas, escorpiões negros, entre outras periculosidades naturais, e soubemos que ele já foi mordido enumeras vezes! Notei uns dedos tortos e rígidos, resultado de mordidas de cobras, que ele trata somente com medicina herbal! Ontem fui mergulhar pela primeira vez, e com liberdade de caçar bastante peixe, para suprir um churrasco de peixe para um grupo de locais. Fui com um mergulhador local, que limpa os cascos dos barcos pesqueiros do porto, e um garoto sentado em uma bóia que ficou do meu lado o tempo todo. Eles todos cuidam muito bem de mim e da Lilian! No final, trouxe uns quarenta quilos de peixes, entre budiões grandes e pampos. O garoto estava muito orgulhoso da carga que ele transportava, e subiu uma encosta de pedras bem íngreme para chegar ao hotel onde os motoristas de tuk tuk nos esperavam, e uma onda de turistas japoneses vieram ver os peixes que estavam dentro do saco. Limpei três peixes e deixei os outros para os locais. A noite fizemos um churrasco na casa de um homem que cozinha para os seguranças do porto, e vieram uns quinze locais participar. Comprei Arak, uma bebida local que eles adoram e bebem misturada com CocaCola ou Água Tonica e gelo, batatas, e o dono do local fez uns quitutes locais, um deles, que não consigo nem pensar em escrever o nome, é feito de farinha de arroz passada por uma maquininha que faz um tipo de macarrão, que eles concentram em um pequeno circulo em cima de uma forminha de plástico, e põem em uma panela de vapor. Uma vez endurecido, eles tiram da forma e esta pronto para servir com um molhinho de côco ralado misturado com temperos e pimentas. Diferente e gostoso! Hoje vamos começar a trabalhar no provisionamento do barco, e tenho que checar e pegar algumas coisa que mandei fazer aqui, três esculturas de elefantes nas portas dos armários da cozinha do barco, e um guincho para facilitar por e tirar o motor do botinho. À noite vamos jantar na casa de um local, mas vamos acompanhar a mulher dele fazendo o jantar, pois queremos repetir essas comidas no meu apartamento novo, quando voltarmos. Amanha é aniversario da Lilian e os locais estão preparando alguma surpresa...