segunda-feira, dezembro 18, 2006

A construção do Matajusi continua (5) ...

Semana passada fui visitar o Matajusi em Joinville. Depois de 4 horas de espera no aeroporto de "Vergonhas" e mais 4 para voltar, por conta do nosso excelente governo, ainda conseguimos tirar algumas fotos. Nessa primeira foto, podemos ver o reforço para o estai volante (para armar vela de tempestade), feito em aço inox, parafusado na divisória estrutural da cabine de proa e laminado no casco, que vai ser usado com a trinqueta ou StaySail (velas auxiliares ou de tempestade).








Aqui podemos ver o berço (base) onde será instalado o motor e a rabeta (parte que contém o helice que impulsiona o barco).
















Nessa foto vemos o motor sendo instalado ainda seguro pelo guindaste.












Agora vemos a rabeta sendo instalada













No final, temos motor e rabeta acoplados e instalados


















Na foto ao lado, vemos a instalação dos dois alternadores (dão carga às baterias) usados no motor do Matajusi. Seguindo o ditado que diz, "quem tem dois tem um", teremos sempre um alternador disponível. Esse motor da Yamar vem com um alternador original de 80 amperes. O alternador secundário escolhido foi um Balmar series 6, com 100 amperes de saida. Foi construido um suporte especial para manter o alternador em cima do motor, economizando espaço na passagem para a cabine de popa de bombordo (esquerda). Tenho a opção de usar os dois alternadores juntos, ou somente um, soltando a correia.