terça-feira, maio 15, 2012

14/05/2012 Os ciclones que eram, não eram, eram de novo, e já eram...

Ontem tomei banho quente pela primeira vez em seis meses! Saímos das latitudes quentes e viemos para as mais a Sul, portanto mais frias, com mares mais nervosos.

Por conta disso, escolhemos sair quando a rota inteira parecia estar mais mansa, mas, previsão de tempo nos dias de hoje é mais intuição do que ciência.

Depois de uns dias que estávamos atravessando, recebi email da Nasa (me registrei para isso) informando da formação do ciclone 19S no oceano Indico Sul. No mesmo lote de emails, recebi email do meu primo Edson, também velejador, dizendo de um sistema se formando perto de Madagascar, e vindo na direção de Mauricius e Rodrigues. Pronto, assumi que o sistema que o Edson falava era o mesmo que a Nasa falava, e se instalou paranóia total nos seis barcos que estavam atravessando para Rodrigues. Mudamos a net SSB para a cada três horas, o barco a minha frente parou, me esperando para termos alcance de VHF, os da frente correram na direção de Rodrigues.

Todos os barcos saíram à procura de mais informação, inclusive eu, e logo percebi que o sistema 19S estava no Norte da Australia, e não era o mesmo sistema que o Edson sugeria estaria em Madagascar.

Bom, animador por um lado, mas mais preocupante por outro... pois estar no mesmo oceano e mesma latitude de um ciclone formado é perigo grosso!

Passamos a monitorar o ciclone 19S, o sistema de Madagascar não deu continuidade, e soubemos que o 19S estava já se dissolvendo... mas, com uma nota no final, que esse ciclone era atípico, e que poderia se regenerar e crescer...

Esperamos para as previsões do dia seguinte, com os barcos atrás de mim esperando para ver no que ia dar, e eu e os da frente, acelerando para Rodrigues, outra preocupação, pois Rodrigues não é considerado área segura para ciclone...

No dia seguinte vem as previsões, confirmando que o 19S tinha se regenerado e estava correndo solto para Oeste... bem onde nós estaríamos! Abre todas as velas, bota nitro no diesel e acelera! O problema é acelerar com mar grosso! O barco simplesmente não anda para frente, anda para cima e para baixo! Todos os barcos à frente pegaram mar navegável, e eu fico de peão boiadeiro no mar grosso!

Que tal a situação para curar a ansiedade?

Bom, mas a coisa fica pior... na nóia do ciclone, me aparece um barco (skiff) de pesca, parado, tentando ligar o motor (via-se a fumaça) mas sem sair do lugar. O barco? Igualzinho os descritos no site da Nato sobre os piratas da Somalia! Potencialmente, no mesmo mar com o ciclone e os piratas, ao mesmo tempo!

A ansiedade fica mais alta, a cabeça começa a criar fantasmas, e quando tudo isso esta rolando, la vem mais um ciclone na previsão!
Nossa?! O que esta acontecendo? Os deuses se viraram contra a gente? Será que estávamos sendo castigados pelas contravenções às normas militares de Chagos? E onde estava esse novo ciclone se formando? Em cima de Chagos!

Os barcos mais atrás agora ficam sem opção para onde ir, atrás o sistema de Chagos, na frente o sistema 19S. Os barcos da frente consideram usar até os motorzinhos de popa para tentar acelerar para Rodrigues! Nisso, alguém pergunta, cabem tantos barcos assim na ancoragem de Rodrigues? Ninguém sabe responder... temos que chegar lá para ver...

Acelera peão!

----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com