terça-feira, setembro 19, 2006

Quem sou eu e o que é o Projeto Matajusi


19/09/2006
Olá! Meu nome é Silvio dos Passos Ramos, e este é o primeiro contato de vários que eu espero ter com vocês. Eu tenho uma vontade, que está prestes a se tornar realidade, e vou compartilhá-la com vocês desde os primeiros passos.

Voltando a minha apresentação, sou brasileiro, tenho 58 anos, divorciado 3 vezes e com dois filhos, a Tatiana com 27 anos, do segundo casamento e o Marcio com 19, do terceiro. Sempre fui um apaixonado pelo mar. Tenho casa em Juquehy, barco a motor em Barra do Una, e pratico mergulho em apnéia e caça submarina desde os 17 anos de idade, tendo mergulhado em muitos lugares do Brasil e do mundo.

Entre os amigos e colegas de trabalho, minha característica mais conhecida é gostar e lidar bem com altos níveis de risco. Gosto de velocidade em quase tudo que faço. Dirigir carros, motos, lanchas, trabalho e tudo mais em alta velocidade, além de correr de kart há cinco anos, tendo ganho muitas corridas, e conquistado alguns campeonatos. Participando das 500 milhas de Kart da Granja Viana já tive a oportunidade de correr com vários dos melhores pilotos da atualidade, como Rubens Barichello, Felipe Massa, Tony Kanaan e o colombiano Pablo Montoya.

Há algum tempo venho analisando os níveis de risco a que me submeto no meu dia a dia, e resolvi investir na diminuição deles, principalmente nos relacionados às altas velocidades.

Sou amigo de infância do Marcio Dottori, quem eu considero o maior especialista em barcos do Brasil. Ele sempre me incentivou a desenvolver minhas habilidades na vela. Tenho livre acesso e navego bastante sozinho com o Carapitanga, o veleiro de 29 pés que o Marcio usou para cruzar o Atlântico até Cape Town, na África do Sul.

Profissionalmente, sou gerente geral de uma multinacional americana, responsável pela região da América Latina, com escritório no Brasil, e trabalhando na abertura de escritórios no México e Argentina. Estou em uma fase onde os resultados do meu trabalho já me garantem uma vida confortável, e em alguns anos devo estar me aposentando para curtir o resto da vida, usufruindo do que construí até então.

Toda essa introdução serve para explicar um pouco a razão pela qual resolvi desenvolver um projeto que vai me levar a dar a volta ao mundo em um barco a vela. E é sobre esse projeto que vou escrever.