quarta-feira, março 02, 2011

Noticias de terra - Fevereiro 2011

Incrível como o envolvimento nos negócios, família, propriedades, empregados, sócios, entre outros, consomem completamente o nosso tempo e a nossa mente! O corpo sente essa diferença em nível de estresse, a mente cansa, o peso aumenta, a disposição muda, e a vida da cidade volta a nos consumir completamente. Sinto que fico cansado mais facilmente, tenho muita necessidade de dormir e descansar, e, o pior de tudo, esqueço das coisas que fazia com facilidade de dentro do barco, como trabalhar com rotas, com o blog, escrever todos os dias,com os sistemas que uso para comunicação e navegação, entre outras atividades comuns ao projeto de circunavegação.


Senti muito essas diferenças com as aulas que temos dado para o pessoal da Nautica, o Daniel Borghetti, que faz os testes de veleiros, e o Alcide Falanghe, diretor da revista Mergulho. Os dois estão saindo para uma circunavegação, e tem muitas duvidas, assim como eu também tinha, sobre as necessidades e truques inerentes a esse projeto.

Lembro que quando saímos, em Janeiro de 2009, tínhamos uma idéia do que fazer, quando fazer, como fazer, mas eram apenas idéias, muitas lidas em livros escritos antes do desenvolvimento das ultimas tecnologias usadas em veleiros, como os mais recentes sistemas de navegação, o AIS, o Duo-Gen, o SailMail, entre outras. Acredito ter sido o primeiro circunavegador brasileiro, e entre os primeiros do mundo, a investir em todas essas novas invenções, que tanto facilitaram a nossa viagem até agora, melhorando em muito a nossa segurança e conforto a bordo.

Mas tem muito mais, como os truques, as documentações, os relacionamentos, os presentes, os costumes, os lugares, as ancoragens, os equipamento de vela, as preparações dos barcos e dos tripulantes, o uso dos equipamentos, as rotinas de bordo, os provisionamentos, entre muitos outros.

Hoje lembro o quanto a nossa cabeça e comportamento a bordo mudou, com o conhecimento que fomos adquirindo pelo caminho, e como teria sido melhor se soubéssemos tudo o que sabemos hoje, antes de sairmos, e sinto que esta faltando mesmo literatura mais recente sobre esses conhecimentos. Sei que o nosso blog, o primeiro em tempo real, traz muita informação, mas sei também que podemos contribuir muito mais para os futuros circunavegadores, o que nos falta é o tempo de nos dedicarmos a esse projeto.

Enquanto isso temos nos disponibilizado a esses novos amigos que nos procuraram para aprender um pouco do que sabemos, do que aprendemos pelos nossos próprios erros e observações dos outros mais experientes que encontramos pelo caminho. Essa ajuda começou com o convite do Marcio Dottori para um almoço entre eu e Lilian, com o Daniel e o Alcides, nas retas finais dos seus preparativos para partir, e onde esteve também o Junior, responsável pelo site da Nautica, e com quem muito nos comunicávamos, na época que eu escrevia os relatos do Matajusi na Nautica Online. Pelas dificuldades de comunicação à distancia com o Junior, e por querer que o blog fosse lido em tempo real, a partir de Curacao passei a postar diretamente no Blog. Nesse almoço, conversamos muito sobre nosso conhecimento, com o Daniel e o Alcides que foram anotando vorazmente tudo que ensinávamos.

Combinamos o próximo passo, que seria uma demonstração dos meus sistemas de navegação, e transferência de arquivos diversos, como guias, anotações, rotas, contatos, entre outros. Fizemos esse segundo encontro no meu escritório, onde passamos a tarde toda e mais parte da noite, transferindo nossa experiência e know-how para eles. Para esse encontro convidei também outro brasileiro em vias de partir para uma circunavegação, o Bortô.

O próximo encontro foi na minha casa em Juquei, onde saímos com o Alcides e sua mulher Tatiana, para um mergulho no Montão, e, como sempre, providenciei o peixinho do almoço, três badejos que preparei fritos, usando os ossos e cabeças para preparar um pirão, acompanhados de arroz e couve refogada. Com isso, conseguimos mais muitas horas de transferência de conhecimento com os dois, que já estão de partida essa semana.

No próximo relato, vou falar sobre o resultado obtido na pesquisa de leitores do blog, resultado esse que foi de total surpresa para mim.