terça-feira, julho 24, 2007

MaTaJuSi Tem Nova Tripulante

Lilian Cuidará da Organização do Veleiro na Viagem de Volta ao Mundo

Silvio Ramos, primeiro brasileiro a utilizar um boat-office para viajar e trabalhar, terá nova companhia para sua viagem de volta ao mundo. Lilian Monteiro, de 28 anos, terá o papel de administrar todos os suprimentos do barco, organizar os materiais e ferramentas de manutenção e dar suporte ao capitão. Experiência ela já tem, e os treinos têm se intensificado com a proximidade da partida, que agora pode mudar de dezembro para agosto de 2007, quatro meses antes do previsto.

A idéia veio se desenvolvendo desde 2005, quando Silvio deu os primeiros passos na construção de seu RO 400. Conforme o Projeto foi se materializando, Silvio viu a necessidade de alguém para ajudá-lo na parte administrativa, muito necessária dentro de um veleiro escritório que passará tanto tempo viajando. “Ela fez parte da tripulação que competiu a Regata Ilha de Caras – Revista Náutica de 2007, e se deu super bem dentro do barco, então resolvi convidá-la para o Projeto MaTaJuSi”, diz Silvio. Lilian dava suporte na organização dos campeonatos realizados no Kartódromo Internacional Granja Viana, onde Silvio corre de kart já há alguns anos, e foi assim que se conheceram. Atualmente trabalha na empresa Management Group, exercendo a função de Recursos Humanos.

Fiel leitora de suas colunas na Revista Náutica, ela tem um perfil próprio para a supervisão de materiais dentro do barco: organizada e determinada, é super comunicativa e disposta, e o mais importante, não tem medo do mar. Assim, conforme Lilian foi conhecendo mais o estilo de vida dentro de um barco, a mais nova tripulante passou a ver que fazer a volta ao mundo era uma oportunidade única. No início, ficou assustada com a proposta de passar até 14 meses dentro de um veleiro, em um projeto tão grande, longe de casa, mas o incentivo de Silvio e as freqüentes velejadas no Guarujá fizeram essa idéia amadurecer mais e mais para algo positivo. “O conhecimento sobre outras culturas, navegação e trabalho em equipe que terei quando essa viagem terminar será muito grande. Também vou crescer bastante profissionalmente, já que o Silvio é um grande modelo na área dos negócios, e pode agregar muito valor à minha carreira”, diz.

Lilian também é bastante ligada à saúde, e cuida da boa forma regularmente. Como ela também ficará responsável pela cozinha do barco, pretende incluir o máximo de verduras e legumes frescos no cardápio. Como em alguns países é proibido entrar com alimentos desse tipo e eles têm datas de validade curtas, ela programará quantidades e vencimentos de cada item em planilhas já elaboradas. Quando não for possível armazenar esses produtos, pretende fazer comidas bem leves. Ela foi vegetariana por mais de 10 anos, e tem um livro de receitas recheado de pratos naturais que não incluem carne vermelha. Silvio também é pescador, então peixe é o que não vai faltar a bordo.

Outro recurso de organização bastante elaborado para o armazenamento de itens é o mapeamento de todas as cavernas que o barco possui no assoalho. Na verdade, essas cavernas são como gavetas para onde a água que eventualmente entra no barco está destinada a ir, mas que podem ser bem aproveitadas para guardar utensílios lacrados, ou que não correm risco de estragar em contato com a água. Esse mapeamento servirá para que a localização de cada item guardado seja mais rápida e prática.

Com tudo isso para fazer, ainda tem a rotina que todo barco exige. As atividades começam às seis horas da manhã, e vão até à noitinha, com turnos de vigílias, longos períodos sem dormir e controle dos geradores de energia, fundamentais para que Silvio possa trabalhar, enviar e receber e-mails e sempre estar em contato com a empresa. Quem reclama é a família, mas também está contente com a mais nova aventura de Lilian.